A ABAHE (Associação Brasileira de Ataxias Hereditárias e Adquiridas) esteve presente na atividade autogestionada D-20 (Deficiência 20), que trata de Perspectivas de Inclusão e Participação da Pessoa com Deficiência. O objetivo é alavancar a participação das pessoas com deficiência no G20 e em outras esferas da governança global, sendo parte da programação da Cúpula Social do G20, realizada de 14 a 16 novembro no Rio de Janeiro, antecedendo a reunião de líderes das maiores economias do mundo (G20), que acontece dias 18 e 19.
A mediadora da D-20 neste encontro foi a Dra. Vanessa Romanelli (cadeirante, paciente de AME - Atrofia Muscular Espinhal), bióloga e doutora em genética. Vários especialistas e ativitas pelos direitos de pessoas com doenças raras completaram a mesa, todos relacionados com defesa de interesses de deficientes.
O D20 tem como objetivo influenciar diferentes grupos de trabalho e mobilizar pessoas com deficiência, lideranças e movimentos a fim de avançar a agenda da deficiência no mundo. O projeto deve gerar documento com demandas e prioridades, que será apresentado formalmente aos chefes de Estado durante o Fórum Internacional G-20 no Rio de Janeiro.