Fonoaudiologia
Vídeos, informações e referências sobre fonoaudiologia e dicas para manejo de sintomas de disartria e disfagia causadas por ataxias.

Informações e dicas
Dificuldades para falar e engolir
Muitos tipos de ataxia afetam o cerebelo e outras estruturas do sistema nervoso central, como o tronco encefálico. Essas alterações podem comprometer a coordenação dos músculos responsáveis pela fala e pela deglutição.
Com o tempo, podem surgir sintomas de disartria — dificuldades para falar que incluem fala arrastada, alterações na voz e dificuldade de articular palavras com clareza. Também podem ocorrer problemas de deglutição, conhecidos como disfagia, que causam engasgos, perda de peso e aumentam significativamente o risco de pneumonia aspirativa.
Se você tem estes sintomas, ou cuida de alguém que tem, procure um fonoaudiólogo.
Disartria Atáxica
O comprometimento na articulação das palavras é a principal característica da disartria atáxica.
Por isso, o tratamento fonoaudiológico tem como objetivo reduzir essas dificuldades e melhorar a inteligibilidade da fala. As áreas de atuação incluem: postura, controle do tom e do tônus muscular, força muscular, coordenação da respiração, fonação, ressonância, articulação e treino das sílabas tônicas.
Os exercícios envolvem trabalho com o diafragma, músculos abdominais, padrões de inspiração e expiração, coordenação dos movimentos musculares e ajustes na velocidade da fala, entre outros..

Disfagia causada por ataxia
No decorrer da progressão da ataxia, o paciente pode começar a apresentar sintomas de disfagia, como tosse ao engolir, engasgos, dificuldade para engolir e sensação de alimento parado na garganta. Assim que alguns desses sinais se manifestarem, é recomendável procurar um profissional de fonoaudiologia.
O problema é que, sem conseguir tossir e engolir normalmente, a pessoa corre maior risco de engasgar com alimentos (sólidos, líquidos ou ambos). Isso pode trazer complicações sérias, como pneumonia aspirativa, ou até mesmo levar a óbito caso não consiga desobstruir as vias respiratórias.
Tratamento
O profissional de fonoaudiologia realiza o diagnóstico e o tratamento individualizado de cada paciente, visando recuperar a capacidade funcional de deglutir e, assim, reduzir os riscos de desidratação, desnutrição e consequente perda de peso.
O tratamento busca restabelecer uma alimentação segura, devolvendo ao paciente a possibilidade de sentir prazer ao se alimentar.


A Dra. Susan Perlman (especialista em ataxias) explicou, em um webinar, que é complexo coordenar os inúmeros músculos utilizados para falar, respirar e comer ao mesmo tempo e que, com o passar do tempo, essa coordenação pode se tornar mais difícil para quem tem ataxia. Como não podemos deixar de respirar, a pessoa com ataxia deve se educar para evitar falar enquanto se alimenta (não significa “ficar calado durante o almoço”, mas sim evitar falar ao mesmo tempo em que está mastigando e engolindo os alimentos). Pessoas com ataxia que já apresentaram engasgos recomendam as seguintes medidas para reduzir riscos durante a alimentação:
- Partir os alimentos sólidos em pedaços pequenos. Porém, deve-se evitar alimentos muito pequenos ou facilmente inaláveis, como sementes de gergelim.
- Evitar alimentos secos e quebradiços, como biscoitos e nozes.
- Evitar alimentos difíceis de quebrar ou cortar com os dentes, como bifes e maçãs.
- Ficar mentalmente concentrado durante a alimentação, atento ao ato de engolir, sem conversar ou fazer outras atividades enquanto estiver mastigando.
- Para beber líquidos usar copo com canudo.
- Evitar consumir líquidos pouco densos. Procurar beber líquidos mais espessos, ou adicionar espessantes (vendidos em farmácias ou feitos em casa com geltina em pó).
- Evitar comer e beber deitado.
- Em casos mais graves, ao dormir convém elevar um pouco a cabeceira da cama (manter a cabeça um pouco mais alta) para evitar engasgar com saliva (a ataxia pode produzir saliva em excesso em certos casos).
Em caso de sintomas de disfagia deve-se procurar o fonoaudiólogo para fazer terapia (exercícios especiais para engolir sem engasgar). Há também alguns remédios como a Piridostigmina que podem ajudar em certos casos (que devem ser devidamente receitados). O acompanhamento por um profissional qualificado é importante para evitar desidratação ou desnutrição em função das dificuldades em se alimentar, bem como para reduzir riscos de pneumonia aspiratória, que ocorre quando restos de alimentos caem no pulmão, o que pode ser fatal.
Saiba mais sobre os riscos de aspiração relacionados com a ataxia - artigo "Snapshot: What is Aspiration?" da NAF (National Ataxia Foundation) escrito por Hannah Rowe, PhD, CCC-SLP, com edição de Celeste Suart, PhD. O texto é em Inglês, mas é possível traduzir a página para diversos idiomas no botão Translate).
Webinares da NAF (National Ataxia Foundation) no YouTube sobre fonoaudiologia
Os vídeos são em inglês, mas é possível ativar legendas e habilitar tradução para o português.
Link para o canal da NAF no YouTube

Assistive Technology & Strategies to Mitigate Speech & Swallowing Impairments in Ataxia (AAC 2025)
Caitlin Cloud, MA, CCC-SLP
Documento em Inglês da NAF (National Ataxia Foundation) com dicas para mitigar problemas de fala (disartria) e dificuldades de deglutição (disfagia) causadaos por ataxias.
Assistive Technology & Strategies to Mitigate Speech & Swallowing Impairments in Ataxia (AAC 2024)
Dr. Allison Hilger, PhD, CCC-SLP