top of page

Fonoaudiologia

Vídeos, informações e referências sobre fonoaudiologia para pacientes com ataxia.

Indicações de profissionais feitas por pacientes com ataxia associados da Abahe.

AdobeStock_301885844.jpeg

Informações e dicas

Dificuldades para falar e engolir

Muitos tipos de ataxia afetam o cerebelo, prejudicando a coordenação dos músculos utilizados para falar e para engolir. Com o tempo, podem surgir sintomas de disartriadificuldades para falar (fala arrastada, alterações na voz, dificuldades para articular palavras). Problemas de deglutição conhecidos como disfagia também podem surgir, e podem causar engasgos, perda de peso e um risco elevado de pneumonia aspirativa.  Se você tem estes sintomas, ou cuida de alguém que tem, procure um fonoaudiólogo.

Disartria Atáxica

O problema na articulação das palavras é o principal problema da Disartria Atáxica.

 

Sendo assim, o fonoaudiólogo fará o tratamento com o objetivo de reduzi-lo. As áreas de atuação são: postura, tom, tônus, força muscular, respiração, fonação, ressonância, articulação e treino das sílabas tônicas.

 

Os trabalhos serão realizados no diafragma, músculos abdominais, inspiração e expiração, movimentos musculares, velocidade da fala, entre outros.

AdobeStock_589748079.png

Disfagia causada por ataxia

 

Se, no decorrer da progressão da ataxia, o paciente perceber que está ficando com dificuldades para tossir (sintoma de várias ataxias), deve procurar o neurologista imediatamente, que provavelmente vai encaminhar para outros especialistas. O mesmo se a pessoa começar a apresentar sintomas de disfagia (engasgos, dificuldades para engolir).

 

O problema é que sem conseguir tossir e engolir normalmente, a pessoa corre maior risco de engasgar com alimentos (sólidos, líquidos ou ambos), e isso pode ter sérias complicações (pneumonia aspirativa, ou mesmo levar a óbito se a pessoa não conseguir desobstruir suas vias respiratórias).

A Dra. Susan Perlman (especialista em ataxias) explicou em um webinar que é complexo coordenar os inúmeros músculos utilizados para FALAR, RESPIRAR e COMER ao mesmo tempo, e com o tempo esta coordenação pode se tornar mais difícil para quem tem ataxia. Como não podemos ficar sem respirar, quem tem ataxia deve se educar para evitar falar durante a alimentação (não é "ficar calado durante o almoço", é evitar falar ao mesmo tempo em que está mastigando e engolindo alimentos).

Pessoas que têm ataxia e já engasgaram com alimentos recomendam o seguinte para reduzir os riscos durante a alimentação:

- Partir os alimentos sólidos em pedaços pequenos. Porém, deve-se evitar alimentos muito pequenos ou facilmente inaláveis, como sementes de gergelim.

- Evitar alimentos secos e quebradiços, como biscoitos e nozes.

- Evitar alimentos difíceis de quebrar ou cortar com os dentes, como bifes e maçãs.

- Ficar mentalmente concentrado durante a alimentação, atento ao ato de engolir, sem conversar ou fazer outras atividades enquanto estiver mastigando.

- Para beber líquidos usar copo com canudo.

- Evitar consumir líquidos pouco densos. Procurar beber líquidos mais espessos, ou adicionar espessantes (vendidos em farmácias ou feitos em casa com geltina em pó).

- Evitar comer e beber deitado.

- Em casos mais graves, ao dormir convém elevar um pouco a cabeceira da cama (manter a cabeça um pouco mais alta) para evitar engasgar com saliva (a ataxia pode produzir saliva em excesso em certos casos). 

Em caso de sintomas de disfagia deve-se procurar o fonoaudiólogo para fazer terapia (exercícios especiais para engolir sem engasgar). Há também alguns remédios como a Piridostigmina que podem ajudar em certos casos (que devem ser devidamente receitados).  O acompanhamento por um profissional qualificado é importante para evitar desidratação ou desnutrição em função das dificuldades em se alimentar, bem como para reduzir riscos de pneumonia aspiratória, que ocorre quando restos de alimentos caem no pulmão, o que pode ser fatal.

Consultas em Fonoaudiologia
Disartria atáxica, disfagia e outras dificuldades

As indicações de fonoaudiólogos são feitas por pacientes com ataxia associados da ABAHE. Os dados são compartilhados em boa fé com propósitos meramente informativos - não constituem um endosso ou recomendação.

Rio de Janeiro - RJ

cveras.jpeg
Dra. Claudia Veras
Clínica fonoaudiológica em distúrbios neurológicos

Com formação inicial em Fonoaudiologia, especialização em voz falada, linguagem e disfagia. Atualmente imersa no universo terapêutico voltado a pacientes portadores de doenças neurológicas, com ênfase nos atendimentos a doença de Parkinson e da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Alterações de voz e fala, transtornos de deglutição e distúrbios na linguagem são abordados terapeuticamente de maneira interdisciplinar, utilizando técnicas da Fonoaudiologia, Fisioterapia, Neurologia e da Linguística Aplicada. Formada em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Mestre pela UFRJ/IBICT em Comunicação e Ciência da Informação; Doutoranda em Linguística
 Aplicada pela UFRJ.

Atendimentos no ESPAÇO.OM ou na residência do paciente:

Fonoaudióloga – atendimentos com hora marcada
 - Rio de Janeiro
Contato: 21 967181962

EspaçoOM: https:/
/bemdoser.com.br/profissionais-reg/#claudiaveras
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/claudia-veras-31371665/
Escavador: https://www.escavador.com/sobre/8021262/claudia-franklin-de-holanda-veras

São Paulo - SP

diaferia.png
Dra. Giovana Diaferia
Fonoaudiologia • Neurociência • CRF 2-11.044

Doutora e Mestre em Ciências. Fonoaudióloga coordenadora do Serviço de fonoaudiologia da Associação Brasil Parkinson e Instituto do Sono/ São Paulo

Endereços:
Rua Sergipe, 401 Conjunto 1003 - Higienópolis – São Paulo
Rua Bom Pastor, 2224 Conjunto 110 - Ipiranga – São Paulo

Telefones:
(11) 94751-0799
(11) 2359-5677

Email: gidiaferia@hotmail.com

https://giovanadiaferia.com.br/
amanda.png
Dra. Amanda Hernandez
Fonoaudióloga
CRFa SP 2 - 18.186

Experiência no tratamento de disfagias em idosos.
Bem-estar e qualidade de vida no envelhecimento.
Contatos e informações 
Currículo e formação


Telefone (19) 99643-8761 - CAMPINAS - SP

linktr.ee/Amandafhr
YouTube: https://www.youtube.com/@AmandaHernandezFono

Exercícios e manobras para tratamento das disfagias - Amanda Hernandez

ATENÇÃO! Este material foi elaborado para auxiliar profissionais FONOAUDIÓLOGOS e os exercícios não devem ser utilizados como única forma de reabilitação por aqueles que não têm qualificação para isto.  Disfagia é assunto sério e pode ter muitas complicações e, portanto, pessoas com disfagia merecem atenção/cuidado especial devendo ser acompanhadas por um profissional da saúde QUALIFICADO. 

Sergipe - SE

Vanessa.png
Dra. Vanessa Nascimento Goes
Fonoaudiologia
 
Especialista em Disfagia 
Pós graduada em Voz Clínica e Profissional

Tel: + 55 (79) 99944-7147 
E-mail: fga.vanessagoes@gmail.com 
Instagram vanessagoesfono

Webinares da NAF (National Ataxia Foundation) no YouTube sobre fonoaudiologia 
Os vídeos são em inglês, mas é possível ativar legendas e habilitar tradução para o português.
Link para o canal da NAF no YouTube

logo naf.jpg

Strategies to Mitigate Speech and Swallowing Impairments in Ataxia - May 1, 2023 - Dr. Allison Hilger, PhD, CCC-SLP

Baixe a versão .pdf - NAF 2023 - Mitigate Speech and Swallowing problems in ataxia.pdf

Documento em Inglês da NAF (National Ataxia Foundation) com dicas para mitigar problemas de fala (disartria) e dificuldades de deglutição (disfagia) causadaos por ataxias.

Outros recursos sobre disartria e disfagia 

Alimentação de pacientes com disfagia - Andreia Torres

Dicas da Daniana para quem tem sintomas de Disfagia

daniana.png
Soul Atáxica - Dani Corrêa

Nasci gaúcha, pré-adoleci manauara. Fui adolescente e mãe em SP, mãe pela 2ª vez em Floripa, vivendo em POA (RS). Soul atáxica, mas isto ñ me define.
www.ataxia.info.
Veja também
MAPA DAS ATAXIAS
SINTOMAS MAIS COMUNS
CONSULTAS
FISIOTERAPIA
MUSCULAÇÃO E YOGA
bottom of page