top of page

Nuvens de palavras

Acabei de ler a interessante tese de doutorado da Dra. Sorina Gorcenco da Lund University (Suécia) ("Clinical and genetic studies of patients and families with ataxia"). O estudo traz duas "nuvens de palavras" que vou compartilhar aqui. As nuvens de palavras são representações visuais de quais são as frases ou palavras mais frequentes. A pesquisadora fez perguntas para pacientes com ataxia e gerou a nuvem com as respostas mais frequentes.


A primeira nuvem foi criada com a pergunta "O que é mais difícil para você na sua vida diária? Quais são as principais restrições que você experimenta?". As principais respostas foram (1) "balance" (equilíbrio), como se esperava, depois (2) "walking" (dificuldades para caminhar), "not being able to move freely" (não ser capaz de me movimentar livremente) seguidos de (3) "dizziness" (tontura), "impaired speech" (disartria = fala arrastada), "climbing stairs" (subir escadas), "pain" (dores) e "impaired vision" (problemas visuais).


A segunda pergunta foi "What gives results or helps you feel better?" (O que funciona ou te ajuda a se sentir melhor?". Para esta, a nuvem de palavras destacou a resposta "EXERCISE" disparado em primeiro lugar (exercícios), *seguida de "Physiotherapy" (fisioterapia)*, o que mostra *a importância dos exercícios e da fisioterapia para coordenação e equilíbrio na qualidade de vida dos atáxicos*. Em seguida foram mencionadas "symptomatic treatment" (tratamento / remédios para os sintomas), "social interactions" (interações sociais), "relaxation" (relaxamento), o que destaca o fato já conhecido de que estresse é muito ruim para quem tem ataxia. Também foram mencionados "Family Support" (apoio familiar) e outras práticas que fazem bem como Yoga e massagem ("massage").




A tese da Dra. Gorcenco está disponível em https://lucris.lub.lu.se/.../e_nailing_ex_Sorina_nr3.pdf

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page