Terapia ocupacional (TO)
A TO ajuda pessoas a realizarem suas atividades do dia a dia com mais autonomia e qualidade de vida.
Seja se vestir, se alimentar, escrever, cozinhar ou usar o celular — tudo isso pode ser mais difícil para quem vive com ataxia.. A TO pode ajudar!

A importância da Terapia Ocupacional nas ataxias cerebelares
A Terapia Ocupacional (TO) é uma abordagem terapêutica centrada na promoção da autonomia funcional, por meio da adaptação de atividades e do desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e psicossociais. No contexto das ataxias, que afetam o controle motor, equilíbrio e coordenação, a TO é essencial para ajudar o paciente a manter ou recuperar a capacidade de realizar atividades da vida diária (AVDs) com mais segurança e independência.
Abordagem Individualizada e Baseada em Objetivos
A intervenção da TO nas ataxias é necessariamente individualizada, ancorada em uma avaliação funcional minuciosa e nos objetivos pessoais estabelecidos em conjunto com o paciente. Conforme as dificuldades específicas identificadas, o terapeuta ocupacional planeja e implementa estratégias personalizadas.
Intervenções Específicas
-
Marcha e Equilíbrio: Para pacientes com ataxia de marcha (instabilidade na deambulação), a TO pode empregar técnicas como o treino de marcha com dispositivos de auxílio (andadores, bengalas) e exercícios funcionais direcionados ao aprimoramento do equilíbrio.
-
Transferências: Instrução e treino são fornecidos para a realização de transferências seguras (por exemplo, da cadeira de rodas para o leito ou vaso sanitário).
-
Coordenação Motora Fina: São propostos exercícios e atividades específicas visando a melhora da coordenação motora fina, essencial para tarefas como escrita manual e manipulação de objetos pequenos (como o uso do telefone celular, ou abotoar roupas).
-
Treino Funcional Dirigido à Tarefa (Task-Oriented Training): Envolve a prática intensiva e específica de tarefas funcionais relevantes para o indivíduo, como vestir-se, alimentar-se, higiene pessoal (banho), entre outras AVDs.
Adaptações e Tecnologia de Assistência
Frequentemente, a TO recorre a adaptações ambientais, de tarefas e ao uso de Tecnologia Assistiva para aumentar a autonomia do paciente. Exemplos incluem:
-
Substituição de escova dental convencional por elétrica em casos de dificuldade de coordenação motora.
-
Utilização de talheres com cabos engrossados, copos adaptados com alças ou canetas com empunhaduras especiais.
-
Implementação de dispositivos de auxílio para escrita ou comunicação.
Prevenção de Riscos
Visando à prevenção de quedas (risco elevado na população com ataxia), a TO oferece orientações sobre:
-
Adaptação ambiental (instalação de barras de apoio, remoção de tapetes soltos e obstáculos, melhoria da iluminação, especialmente noturna).
-
Técnicas de movimentação segura.
Manejo da Fadiga
Diante da fadiga (sintoma comum nas ataxias), a TO atua no:
-
Planejamento e organização da rotina diária para otimizar o gasto energético.
-
Ensino de técnicas de priorização de tarefas e incorporação de pausas estratégicas para descanso.
Comunicação (Disartria)
Em colaboração interprofissional, especialmente com a Fonoaudiologia, a TO pode facilitar o acesso e o treino no uso de:
-
Quadros de comunicação.
-
Dispositivos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), como softwares específicos instalados em tablets.
Apoio Psicossocial e Participação
A TO também proporciona suporte emocional e estimula a participação do paciente em atividades sociais, ocupacionais (laborais, educacionais) e de lazer, adaptando-as conforme necessário para viabilizar o engajamento mesmo diante de limitações.
Enfim, há muitas estratégias que podem ser adotadas para dar ao paciente com ataxia uma melhor qualidade de vida, enquanto a ciência corre atrás da cura ou de remédios modificadores do curso da doença.


Referências sobre TO
.avif)
The Occupational Therapy Hub
Championing occupational therapy, worldwide

Ataxia: superando os desafios com a Terapia Ocupacional
Ana Leite, 20 de abril de 2022
Vídeos
Webinares da NAF (National Ataxia Foundation) no YouTube relacionados com TO
Os vídeos são em Inglês, mas é possível ativar legendas e habilitar tradução para o Português.
Link para o canal da NAF no YouTube
