Em 12 de fevereiro de 2024, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou que aprovou o medicamento Skyclarys® (Omaveloxolona) da farmacêutica Biogen para o tratamento da ataxia de Friedreich em adultos nos países da União Europeia.
O Omaveloxone mostrou resultados positivos em testes pré-clínicos de laboratório e também em ensaios clínicos com pacientes humanos (MOXIe trial). O nome comercial do medicamento nos Estados Unidos é SKYCLARYS ®. Em fevereiro de 2023, o SKYCLARYS foi aprovado pela FDA para comercialização nos Estados Unidos, e agora, em fevereiro de 2024, o medicamento também é aprovado para comercialização em países da União Européia.
Para os pacientes brasileiros com ataxia de Friedreich, segue a batalha para trazer o medicamento para o Brasil, o que requer a análise e aprovação da ANVISA. A ataxia de Friedreich é uma doença genética rara, neurodegenerativa e desabiitante. Amália Maranhão, Diretora da Abahe (Associação Brasileira de Ataxias Hereditárias e Adquiridas), está na linha de frente deste esforço.
Saiba mais sobre a ataxia de Friedreich em https://www.ataxia.info/ficha-fa
Saiba mais sobre o SKYCLARYS em https://www.ataxia.org.uk/omav-updates/
[Post publicado em 12/02/2024 por Márcio Galvão]