top of page

Medicamento para ataxia de Friedreich aprovado na Europa

Em 12 de fevereiro de 2024, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou que aprovou o medicamento Skyclarys® (Omaveloxolona) da farmacêutica Biogen para o tratamento da ataxia de Friedreich em adultos nos países da União Europeia.


O Omaveloxone mostrou resultados positivos em testes pré-clínicos de laboratório e também em ensaios clínicos com pacientes humanos (MOXIe trial). O nome comercial do medicamento nos Estados Unidos é SKYCLARYS ®. Em fevereiro de 2023, o SKYCLARYS foi aprovado pela FDA para comercialização nos Estados Unidos, e agora, em fevereiro de 2024, o medicamento também é aprovado para comercialização em países da União Européia.



Para os pacientes brasileiros com ataxia de Friedreich, segue a batalha para trazer o medicamento para o Brasil, o que requer a análise e aprovação da ANVISA. A ataxia de Friedreich é uma doença genética rara, neurodegenerativa e desabiitante. Amália Maranhão, Diretora da Abahe (Associação Brasileira de Ataxias Hereditárias e Adquiridas), está na linha de frente deste esforço.


Saiba mais sobre a ataxia de Friedreich em https://www.ataxia.info/ficha-fa

Saiba mais sobre o SKYCLARYS em https://www.ataxia.org.uk/omav-updates/





13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Pipeline da ataxia SCA3 atualizado

O pipeline da SCA3 foi finalmente atualizado, mostrando s situação atual das terapias mais adiantadas visando aprovação da FDA. Uma é o Troriluzole da Biohaven (BHV-4157), outra é a Trehalose (SLS-005

bottom of page